Quem Somos

O Luzes da Cidade é uma entidade sem fins lucrativos ​que realiza mostras, debates, oficinas e festivais de cinema. Produz ainda curtas-metragens, oferece seminários e cursos de cinema.

Atuais Integrantes:  

Aleques Eiterer

É graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Como cineasta, realizou O Livro, 1999; O Vestido Dourado, 2000; Verdade ou Consequência, 2002; Ausência, 2004, A Demolição; 2007, Abismo, 2011; Araca, 2014; e Um Pouco a Mais, 2014. Organiza o CineclubeLGBT e é também coordenador do Festival Brasileiro de Cinema Universitário e do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. É membro do Luzes da Cidade –  Grupo de Cinéfilos Produtores Culturais desde 2004.


Carlos Pernisa Júnior

É Doutor em Comunicação e Cultura pelo convênio firmado entre a Faculdade de Comunicação Social da UFJF e a Escola de Comunicação da UFRJ. Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Professor adjunto do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Pesquisador vinculado aos grupos “Comunicação e tecnologias” e “Poéticas da imagem técnica” (CNPq). Foi professor, entre outras disciplinas, de “Introdução ao Cinema”, na UFJF. Autor de “Interfaces: o espaço da sensibilidade no cinema”, Editorial Cone Sul, São Paulo (2001). Fez curadoria do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, Luzes da Cidade, 2006-2010. É membro do Luzes da Cidade – grupo de cinéfilos e produtores culturais desde 1996.


FaustoFausto Gomes Júnior

Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Profissionalmente, acumula experiências em produções de mostras e festivais entre elas o Primeiro Plano, Festival Brasileiro de Cinema Universitário e CineclubeLGBT. Atuou em mídias sociais em mostras de cinema da CAIXA Cultural e do Centro Cultural Banco do Brasil. Foi assessor de imprensa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e trabalhou na direção de produção e edição na série NOTURNAS, de Allan Ribeiro. É membro do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais desde 2015.


Marília Xavier de Lima

É mestre em Comunicação pela UFJF e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na pela UFJF. Co-dirigiu o curta Quase que só Há estrelas, 2012. Fez direção de fotografia no curta Sugestão n°2, de Nilson Alvarenga, 2013. Fez assistência de direção em Um Pouco a Mais, de Aleques Eiterer, 2014 e Fim de Mês, de Nilson Alvarenga, 2011. Foi assistente de produção nos curtas O Clube, de Allan Ribeiro, 2013 e Araca, de Aleques Eiterer, 2013. É coordenadora de comunicação e curadora do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, Luzes da Cidade, 2011-2014. É membro do Luzes da Cidade –  Grupo de Cinéfilos Produtores Culturais desde 2012.

 


Nilson Assunção Alvarenga

É Doutor em Filosofia pela PUC-Rio, Mestre em Filosofia pela UERJ, graduado em Comunicação Social pela UFJF. Professor da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, onde ministra, dentre outras, a disciplina “Introdução ao Cinema”. Professor do mestrado da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, onde ministra a disciplina “Imagem digital, cinema e comunicação”. Dirigiu os curtas: Sugestão n°2, 2013 (em finalização); Quase que só há estrelas, 2012, Juiz de Fora, MG,co-direção; Fim de Mês, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora – Lei Murilo Mendes, 2011, Juiz de Fora, MG; Sugestão, 2010, Juiz de Fora, MG. Trabalhou como assistente de direção no curta metragem A Demolição, de Aleques Eiterer, e como montador dos curtas Abismo, Um Pouco a Mais e Araca, do mesmo diretor. Foi coordenador de mídia do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, Luzes da Cidade, 2006-2010. É coordenador de oficina do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, Luzes da Cidade, 20011-2014. É membro do Luzes da Cidade – grupo de cinéfilos e produtores culturais desde 2006.


Pedro Nogueira e Conceição

É graduado em Comunicação pela UFJF. Mestre em Artes Visuais pela UERJ. Tem experiência com a produção de festivais como: Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – de 2008 a 2016 e o Festival Brasileiro de Cinema Universitário – de 2010 a 2012. Experiência em produção das mostras: Cineastas Iranianos (Caixa Cultura RJ e DF), O Cinema Húngaro Contemporâneo (CCBB RJ, SP e DF), Cineminha (Caixa Cultural CE e PE), Cinema de Montagem (Caixa Cultural PE e DF) em 2013; O Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro, O Novo Cinema Chileno e Cinema, Globalização e Multiculturalismo, em 2014 na Caixa Cultural RJ; New Queer Cinema (Caixa Cultural) em 2015 e 2016. Curador da mostra Peter Greenaway (CCBB RJ, SP e DF) em 2016. Possui experiência ainda em produção de vídeos e filmes. É membro do Luzes da Cidade –  Grupo de Cinéfilos Produtores Culturais desde 2012.


Tarcísio Jorge Santos Pinto 

É Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Filosofia pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Filosofia pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF). Professor de filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Projeto Universidade Aberta do Brasil, das Faculdades Integradas Vianna Júnior, da Faculdade Machado Sobrinho e da Facsum de Juiz de Fora. Foi coordenador de oficinas Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, Luzes da Cidade, 2006-2010. É membro do Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais Luzes da Cidade desde sua fundação em 1993 e coordenador geral do grupo desde 1996.


TamiresTamires Fortuna Pennisi

Profissional graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), com atuação comprovada em assessoria de imprensa, mídias digitais, produção cultural e curadoria. Intensa vivência na condução de projetos elaborados em parceria com o Governo Federal. Representante da Funalfa no processo de implementação em Juiz de Fora do projeto Centro de Artes e Esportes Unificados, desenvolvido pelo Governo Federal (2012-2015). Organização e cobertura jornalística das edições de 2011 e 2012 do Carnaval de Juiz de Fora. Produção de conteúdo online para o site e as redes sociais do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades nas edições de 2012 a 2016. Organização do IV Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo (2012). Fez parte da Equipe de Curadoria das exposições “Duas Vezes Bello” (2012) e “Dnar Rocha 80 anos” (2012). É membro do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais desde 2015.


Fizeram parte do Luzes:

Elisângela Colodetti

Émerson do Valle Moreira

Fernando Fábio Fiorese Furtado

José Maurício de Mello Lemos

Luciano Mesquita

Luiz Fernando de Oliveira

Maria Beatriz Colucci

Paulo de Mello Campos

Sandro Santiago

Tais Marcato

Vanesca Soares Dias

Yuri Salk

MENU